A melhoria do modelo de Gestão de Projetos na VdA
Reinvenção e uniformização da linguagem de gestão de projetos no Setor da Advocacia
Download em PDF

“A WINNING revelou um bom conhecimento do sector da advocacia e soube adaptar uma ferramenta standard às nossas necessidades específicas, o que foi fundamental na adesão dos nossos colaboradores ao projeto”de gestão de projetos no Setor da Advocacia”

Fernando Resina da Silva, Sócio da VdA

 

A WINNING Scientific Management concluiu, recentemente, na Vieira de Almeida & Associados (VdA) um processo que permite ao mundo da advocacia, operacionalizar-se com as melhores metodologias de gestão de projetos.
Esta metodologia tem por objetivo estabelecer uma plataforma de uniformização da linguagem de gestão dos projetos no setor da advocacia, permitindo aos profissionais da área a aquisição de conhecimentos sobre as metodologias de Gestão Cientifica aplicadas pela WINNING e facilitando, desta forma, o sucesso dos projetos num mercado que é, necessariamente, bastante competitivo.
De acordo com o Professor Leandro Pereira, CEO da WINNING, o desenvolvimento de metodologias científicas aplicadas à gestão de projetos no setor da advocacia visa “o desenvolvimento de competências de gestão avançadas com bases técnico-científicas é para os profissionais do setor da advocacia um complemento essencial para potenciar não só as carreiras profissionais, bem como o sucesso das organizações do setor, dotando-os de uma visão e preparação mais holística sobre as dinâmicas de negócios e os desafios de Gestão, constituindo assim uma forte vantagem competitiva”.

O DESAFIO

O sector da advocacia é muito competitivo e as sociedades de advogados estão cada vez mais a caminhar para um modelo organizativo muito semelhante ao de qualquer empresa de serviços e de consultoria.
A Vieira de Almeida & Associados (VdA) é uma das maiores Sociedades de Advogados a operar em Portugal, e é uma referência da Advocacia nacional pelo seu prestígio, qualidade do trabalho, valor percebido e pelo rigor e compromisso com o Cliente.
Com base neste importante compromisso de serviço ao cliente, que exige um investimento permanente na melhoria contínua de processos e na inovação, a VdA trabalhou com a WINNING Scientific Management no aperfeiçoamento do seu modelo de gestão. O objetivo consistia em melhorar a eficiência e a eficácia dos colaboradores envolvidos na prestação do serviço ao cliente, mas também no trabalho interno da sociedade.

A SOLUÇÃO

Apostar na melhoria dos Processos na Gestão de Projetos

Numa organização de serviços orientada para o cliente, a eficiência e a eficácia dos colaboradores é fundamental para a satisfação do cliente, mas, sobretudo, para a geração de riqueza.
Neste contexto, a VdA investiu num programa de melhoria contínua para reforço das competências dos seus colaboradores em diferentes níveis e solicitou à Winning a identificação da solução mais adequada para alcançar esse desiderato.
Assim, e tendo em consideração as especificidades do modelo de negócio da VdA e a sua orientação para o serviço ao cliente, a Winning detetou a necessidade de se proceder a uma melhoria dos Processos na Gestão de Projetos. Além disso, mostrou-se necessário adaptar esses processos às necessidades e especificidades da atividade da VdA e, ainda, de identificar uma ferramenta interna adequada à gestão do portfólio dos projetos.
Perante o diagnóstico e confirmada a recomendação pela VdA, a WINNING iniciou um programa de melhoria do processo de gestão de projetos com o objetivo de maximizar a eficiência e reduzir custos e rework.

O programa arrancou com a definição de uma metodologia de gestão de projetos interna, de modo a nivelar conhecimentos e a garantir que ao nível de gestão de projetos todos recorriam ao mesmo vocabulário e à mesma nomenclatura.
Assim, a primeira iniciativa foi um workshop de Project Management Foundation aos quadros de direção de cada área e aos colaboradores que, de forma transversal, estão envolvidos nos projetos em curso na VdA.
Numa segunda fase, de forma garantir que a informação resultante da evolução dos projetos fosse uniforme para a gestão de topo e para a gestão intermédia da sociedade e que existe alinhamento interdepartamental na produção dessa informação, a WINNING desenvolveu um modelo de report (template) para ser utilizado de forma transversal por todos os níveis hierárquicos.
Este report desenvolvido “à medida” das necessidades específicas da VdA, permitiu que todos os grupos de trabalho e colaboradores envolvidos na gestão de projetos pudessem trabalhar com rigor e de forma coesa e transversal.
Por fim, como último passo deste programa, a WINNING propôs para a VdA um sistema aplicacional de gestão do portefólio de projetos.

A METODOLOGIA

No desenvolvimento deste projeto para a VdA, a WINNING Scientific Management adotou a seguinte metodologia de trabalho:

CONCLUSÃO

Após a implementação das soluções recomendadas pela WINNING, a VdA beneficiou do alinhamento dos eixos estratégicos entre todos os departamentos e assegurou a utilização de uma linguagem única entre os colaboradores ao nível da gestão de projetos. Os impactos ao nível da eficiência e o reforço das competências da equipa da VdA permitem:
– Gerir o portfolio de projetos com acrescida eficácia;
– Reforçar a partilha de conhecimento entre as equipas;
– Obter uniformização no report, com impacto ao nível do aumento da rapidez no tratamento da informação e na resposta time-to-market às necessidades dos clientes e da sociedade.

Por Nádia Miranda
Manager da WINNING Scientific Management