FORGOT YOUR DETAILS?

CRIAR CONTA

Smart Cities

Mais de metade da população mundial vive já em áreas urbanas, tendo as cidades um papel de extrema importância para garantir o seu desenvolvimento de forma sustentável. Assim, a resiliência e inteligência das cidades torna-se fundamental, crescendo a necessidade dos municípios serem mais eficientes nos seus processos de planeamento e gestão procurando, ao mesmo tempo, melhorar continuamente a sua estratégia de desenvolvimento sustentável assente nas melhores práticas a nível internacional.

Deste modo, a sustentabilidade urbana exige a “smartness” das cidades, cujo objetivo deve ser garantir aos seus habitantes as melhores condições de vida possíveis. Ser “smart” significa integrar soluções inovadoras com base na tecnologia para a gestão da vida quotidiana da cidade, transformando a forma como a informação é tratada e gerida em áreas como energia, ambiente, mobilidade e serviços. Tirando partido da tecnologia, as cidades podem colmatar falhas e ineficiências na avaliação de dados, comunicação, burocracia, processos e procedimentos.

Dores & Tendências

APRENDIZAGEM DE CIDADE A CIDADE

A capacidade de comparar cidades entre si ajuda a definir a melhor estratégia para promover a sustentabilidade através da avaliação comparativa de indicadores económicos, sociais e ambientais. No entanto, este processo exige a padronização de métricas de performance, como standards da ISO, para os quais muitas cidades ainda não estão cientes.

GESTÃO DE DADOS LOCAIS

Ao agirem localmente, os municípios trabalham com várias entidades responsáveis pelo rastreamento do desempenho da cidade em áreas operacionais dispersas. Como consequência, os municípios têm dificuldade em centralizar a informação para tomar decisões bem informadas e monitorizar o cumprimento dos seus objetivos estratégicos.

SISTEMAS DE GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Colocar em prática a visão de desenvolvimento sustentável nas comunidades é um grande desafio. Portanto, é crucial para as cidades possuírem um sistema de gestão eficiente, permitindo que todas as partes interessadas compreendam a visão da cidade quanto à sustentabilidade e estabeleçam planos de ação “smart”.

As cidades têm evoluído constantemente com as alterações demográficas, tecnológicas, económicas e ambientais verificadas ao longo dos últimos anos. O fenómeno global da urbanização, incluindo o crescimento populacional e a sua mudança para as cidades, trouxe consigo grandes desafios e a necessidade de as cidades se reinventarem. De modo a acompanhar as principais tendências macro, a gestão urbana deve seguir padrões elevados de desenvolvimento sustentável e procurar inspiração nas melhores práticas a nível global, algo em que a WINNING pode auxiliar com alta competência.

A WINNING Scientific Management pode ajudá-lo!

A WINNING tem trabalhado na linha da frente da implementação de estratégias de inovação e sustentabilidade em cidades, garantindo o apoio necessário aos municípios para fomentar uma política de transparência de gestão e providenciando orientação na recolha de informação para a definição de objetivos de desenvolvimento sustentável. Deste modo, com o apoio de padrões reconhecidos internacionalmente como as ISO 37120 e ISO 37101, ajudamos governos locais na implementação de sistemas de gestão e sustentabilidade bem como na compilação e validação de dados com vista à obtenção de certificação.

Gostaríamos de o ouvir. Desafie-nos!

Carlos Jerónimo
Smart Cities
Email: info@winning.pt
Tel: +351 218 963 030

TOP