FORGOT YOUR DETAILS?

CRIAR CONTA

Inteligência Competitiva - Ler artigo
Por Carolina Monteiro, Consultora da WINNING Scientific Management

"Inteligência competitiva (IC) é uma abordagem proativa, oportunista e prospetiva que consiste em estrategicamente procurar e analisar informações de mercado e da organização, identificando ameaças e oportunidades."


Orçamento - Da Limitação ao Desperdício - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

"O processo de orçamentação é dos rituais da gestão moderna dos mais ineficazes e improdutivos com graves consequências ao nível do princípio do valor económico e da sustentabilidade empresarial."


Perdemos a competência de criar riqueza? - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

"Já pensou como seria acordar no dia 1 de Janeiro sem orçamento? …e que cada cêntimo que precisasse ter de ser justificado pelo proveito daí resultante? Agora imagine o quanto teria de ser comedido nos seus investimentos se todas as suas intenções fossem aprovadas e priorizadas apenas com base no ROI das suas propostas."


A Sociedade Atual de Consumo e as Novas Estratégias Empresariais - Ler artigo
Por Claúdia Teixeira, Consultora da WINNING Scientific Management

"A atual dependência de mercados e de relações internacionais, a facilidade de comunicação e partilha de ideias através da internet e redes sociais bem como a rapidez de deslocação, tem vindo a contribuir para a intensificação do fenómeno da globalização. "


Aplicando o Modelo de Custeio Baseado em Atividade (ABC) numa Empresa de Consultoria: Uma Melhoria do Modelo
Por Leandro Pereira, Ph.D., ISCTE-IUL, e Mafalda Neto, ISCTE-IUL

"In unstable and constant changing environments, as it is the current organizational world, it is notable the real need felt by companies on trying to overcome their competitors, in both employed strategy and auxiliary tools. In this way, there is an increase in the available tools in the market, which aim to help companies in their decision-making process and in the achievement of higher efficiency in the running of all their internal processes."


A contribuição da inteligência organizacional na criação de valor nas empresas: O caso de uma companhia aérea europeia
Por Leandro Pereira - CEO, Consultor WINNING, ISCTE-IUL, e Jens Christmann - Estagiário de Vendas com Pós-Graduação, GEA Mechanical Group

"Organizational knowledge management distinguishes organizations management within the field of business process management, aiming to sustain knowledge and intelligence towards value creation. The presented research aims to verify if the application of knowledge management within a European airline results in Organizational Intelligence and leads towards value creation, applied via effective and efficient business process management."


Seleção e análise de um modelo preditivo para previsão de vendas em projetos da WINNING Scientific Management
Por Leandro Pereira, Ph.D., ISCTE-IUL, e Ana Oliveira, M.Sc., ISCTE-IUL

"Winning Management Consulting (WMC) is a Management Consulting Company, certified and accredited. It is a company that provides services to other companies, so it is strongly dependent on sales and clients that buy their services. Have the ability to predict which are the factors that clients have in mind when decide to accept or refuse a proposal done by a consulting company, can give an enormous competitive advantage to company reach the success."


Eficácia da Liderança
Por Liliana Rocha, Consultor WINNING Scientific Management

"A liderança, percebida como um processo dinâmico, vem sofrendo alterações e adaptações contextuais, sendo que será importante trabalhar algumas das principais características que permitem a sua eficácia."


Gerir Expectativas do Cliente
Por Ângela Silva, Consultor WINNING Scientific Management

"As expectativas são uma parte fundamental da vida. São elas que criam a motivação para fazer tudo quanto fazemos. Por sua vez, o contrário, quando não temos expectativas ou elas são pobres ou fracas não nos animamos a fazer seja o que for."


O que consideramos uma empresa competitiva?
Por Miguel Amorim, Consultor WINNING Scientific Management

"Numa altura em que a competitividade se tornou uma necessidade vital, é útil reconstruir a sociedade e a economia, focalizando nos no modelo económico recorrente da competitividade de todos os empresários bem-sucedidos no processo de globalização."


O Desafio da Teoria na Prática
Por Ana Fernandes, Consultor WINNING Scientific Management

"Ser consultor exige algumas skills essenciais para que possa ter verdadeiro sucesso dentro da organização que representa e acrescentar reconhecido valor ao cliente. Entre as skills obrigatórias está o conhecimento teórico da metodologia e das ferramentas."


Resiliência: Como funciona?
Por Frederico Batista, Consultor WINNING Scientific Management

“Por que é que algumas pessoas e empresas vacilam sob pressão?  Como é que pessoas que enfrentam fortes adversidades se mantêm firmes? A resiliência é um dos maiores enigmas da natureza humana. É uma qualidade que as empresas procuram ao contratar novos colaboradores, visto que é um dos grandes fatores que determinam quem terá sucesso e quem fracassará.”


Aumentando a eficácia
Por Frederico Batista, Consultor WINNING Scientific Management

“Como nos tornarmo-nos mais eficazes?
Por norma os indivíduos e­ficazes alcançam duas vitórias nas suas vidas: uma Vitória Particular quando aprendem o autocontrolo e autodisciplina, e uma Vitória Pública quando constroem relacionamentos profundos e duráveis com outras pessoas."


Dominar o Mercado - Gestores de topo
Por Ana Oliveira, Consultor WINNING Scientific Management

“Independentemente da organização, área de negócio ou país saber gerir recursos é uma das grandes mais valias que um gestor ou empresário poderá ter. Atualmente o recurso mais escasso que temos é o tempo, é o único que não poderemos fazer voltar para trás. Assim, cabe ao gestor trabalhar de forma inteligente e saber delegar, os gestores mais inteligentes são os mais eficazes a delegar e que consequentemente os que têm mais tempo para se focar nas questões-chave e concentrar o seu esforço e atenção nas tarefas críticas da organização.”


Business Intelligence, a evolução e o futuro
Por Pedro Batista, Consultor WINNING Scientific Management

“No clima atual as organizações procuram informações valiosas que permitam tomar decisões calculadas e assim ganhar vantagem competitiva.
No ponto de vista da tomada de decisão, a transformação de dados em informação, e mais concretamente em informação relevante, é fundamental.”

Experiência cliente no Setor da Advocacia
Por Nádia Miranda, Consultora da WINNING Scientific Management

"Quando falamos em experiência cliente falamos nas razões que levam um cliente a voltar a comprar um serviço, pois ficou satisfeito com o mesmo, ou a abandonar um serviço por ter tido uma má experiência. Esta preocupação é uma constante de muitos setores e neste momento está na ordem do dia no setor da advocacia."


Porquê certificar profissionais em inovação?
Por Vera Santos, Head of Innovation, WINNING Scientific Management

"A palavra Inovação tem vindo a ser uma “buzzword” nos discursos de empresas líderes mundiais e nos últimos anos observamos também grandes estruturas nacionais a incorporá-la nas suas estratégias corporativas e naquilo que consideram ser os seus valores primordiais. Efetivamente, uma organização sem inovação, estagna e arrisca-se a “morrer na praia”, como todos sabemos."


Design Thinking: O Gestor de Projeto como um Designer
Por Marisa Silva, Consultor WINNING Scientific Management

"O design thinking tem despertado a atenção entre o mundo dos negócios e a gestão de projeto não é excepção. Mas o que é afinal este conceito e como pode ajudar os projetos a alcançarem maior sucesso?"


Inovação de Processos
Por Catarina Guimarães, Consultor WINNING Scientific Management

"Na área de conhecimento Business Analysis Planning and Monitoring, uma das tarefas é planear a abordagem de Business Analysis  a seguir. Segundo a versão 2 do BABOK, podem-se classificar entre abordagens plan-driven ou abordagens change-driven."


Como Identificar Empresas Inovadoras
Por Bárbara Amorim, Consultor WINNING Scientific Management

"Vive-se num tempo onde a  inovação é indispensável nas organizações. Mas uma iniciativa de inovação não é suficiente para inovar. Tendo a palavra “inovação” como slogan, as organizações  acabam por  perder qualquer foco na inovação."


O Endomarketing como Ferramenta Estratégica
Por Luís Fernandes, Consultor WINNING Scientific Management

"A economia atual é orientada para o entender, servir e reter o cliente, e a prioridade é responder às exigências do mesmo. Já não se trata de entregar um produto ou serviço dentro das conformidades técnicas e legais, mas sim adequá-lo às expectativas de qualidade."


"Brainstorming" com os Colaboradores Trás Lucros
Por Inês Pinho, Consultor WINNING Scientific Management

"Seguindo o lema de que ninguém conhece melhor a empresa do que o funcionário que nela trabalha, algumas empresas têm percebido que dar vez às ideias dos colaboradores pode ser um bom negócio."


Marketing Estratégico
Por Liliana Rocha, Consultor WINNING Scientific Management

“As mudanças são constantes e as organizações têm necessidade permanente de realinhar a sua estratégia. Alteração das condições económicas e da regulamentação, fusões e aquisições, parcerias, expansão para novos mercados e a evolução tecnológica, são exemplos de fatores de mudança.”


Gestão do Conhecimento
Por Rui Dias, Consultor WINNING Scientific Management

“A Gestão do Conhecimento é um processo para criar, obter, armazenamento, partilha, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento tem como objetivo organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.”


O marketing, a sua nova abordagem e o papel dos colaboradores
Por Cláudia Teixeira, Consultor WINNING Scientific Management

“Hoje em dia qualquer negócio assenta em dois aspetos principais: no marketing e na inovação.
Já passou o tempo em que o papel da publicidade compete apenas a um departamento, o departamento de marketing/commercial.


Focus Group
Por Alida Hamid, Consultor WINNING Scientific Management

“Focus Group é uma discussão objetiva, conduzida ou moderada, em que se introduz um tópico a um grupo de stakeholders e direciona-se a discussão sobre o tema, de uma maneira não-estruturada e natural.”

ROI em formação: como é que os executivos de RH tomam decisões de investimento?
Por Leandro Pereira, Ph.D., ISCTE-IUL, e Cláudia Teixeira, Aluna de Mestrado, Escola de Negócios ISCTE

"Although the well advanced practices on how to estimate and measure business initiatives benefits, it is still an uncommon practice to apply this knowledge and methodologies on HR initiatives, in particular, training programs."


Como a Administração decide Investimentos
Por Leandro Pereira, Ph.D., ISCTE-IUL, e Cláudia Teixeira, Aluna de Mestrado, Escola de Negócios ISCTE

"The current economic context faced by organizations is addressing the manager role on creating value through the right management and investment decisions. Investments projects are a vehicle for business growth as it is the act of converting strategies into innovative projects within the time-to-market that drives a business sustainability in today‟s competitive market."


Pereira Diamond: Quadro de Gestão de Benefícios
Por Leandro Pereira, Ph.D., ISCTE-IUL, e Cláudia Teixeira, Aluna de Mestrado, Escola de Negócios ISCTE

"Nowadays organizations are challenged daily to keep their business running by continuously adding value to its stakeholders in a sustainable way. In order to achieve that, business managers are required to have a clear organizational vision, mission and a well-established business strategy combined with a set of portfolio of projects towards converting strategic goals into business value."


O ROI da felicidade no trabalho - Ler artigo
Por Cláudia Teixeira, Business Case Consultant

"Atualmente, os líderes organizacionais têm vindo a demonstrar cada vez maior preocupação em racionalizar e maximizar os seus recursos, nomeadamente o capital humano. Dada a forte competitividade da economia atual, é imprescindível ter uma equipa com alto desempenho, pró-ativa e empreendedora de forma a garantir a entrega de bons resultados e a sustentabilidade do negócio."


Qual o ROI da Formação?
Por Cláudia Teixeira, Consultora da WINNING Scientific Management

"Apesar das organizações estarem cada vez mais conscientes da necessidade de promoverem e incentivarem a participação dos seus colaboradores em ações de formação, a esmagadora maioria não mede ainda o impacto real desse investimento."


Qual o Valor do IT?
Por Cláudia Teixeira, Head of the Benefits Management Competency Center e Tiago Santos, Consultor da WINNING Scientific Management

"O atual desafio de qualquer CIO, mais do que reduzir a sua estrutura de custos, passa por libertar recursos e apostar em projetos inovadores, demostrando o verdadeiro potencial da sua área na criação de valor para a organização."


O Sucesso é medido em centímetros
Por Claúdia Teixeira, Consultor WINNING Scientific Management

"A crescente competitividade dos mercados, a ambição de ser inovador e o pioneiro em novos produtos/serviços, o desejo de vencer , tem levado a uma verdadeira “guerra” de talentos nas organizações."


A importância do planeamento, orçamentação e o controlo
Por Claúdia Teixeira, Consultor WINNING Scientific Management

"O papel do planeamento é crucial no processo de tomada de decisão e de controlo. Em primeiro lugar, este exige que a organização tenha uma estratégia clara, isto é, ter definida a sua missão (razão de ser) e a sua visão ( onde quer chegar)."

Análise de Negócios Office – A racionalização da mudança - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

"Vivemos um momento macro económico particularmente difícil e incerto. A maioria das organizações desconhece o que o dia de amanhã lhes reserva e a única certeza que têm é as dificuldades do presente. A falta de liquidez associada à dificuldade em obter crédito e acrescida pelo efeito recessivo da contração económica, leva as organizações a serem obrigatoriamente previsíveis nos investimentos que fazem e nos compromissos que assumem."


Gestão Pública: Quais as Opções Metodológicas para a Análise de Projectos de Investimento Público em Portugal?
Por Leandro Pereira, PhD., ISCTE-IUL, e Constantino Teixeira, PhD., ISCTE-IUL

"Although the international advanced practices on cost benefit analysis of public investment projects, in Portugal, the last twenty years it was found serious failures in the process of appraisal and evaluation of public investment projects, which led to high financial deviations with strong consequences for current and future taxpayers."


Como formar um serviço de negócios para os clientes?
Por Leandro Pereira, PhD., ISCTE-IUL, e Mafalda Neto, ISCTE-IUL

"The present business plan intents to analyze the financial attractiveness of creating a Hostel within Lisbon and targeting a service proportionate to guests’ needs. That is, a service design based in the importance customers attribute to each offer. As observed, the market at Lisbon reflects a very competitive field where Hostels provide high quality services for low prices"


A importância da Gestão de Stakeholders
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

"Um elemento fundamental de sucesso a considerar nos projetos de Business Analysis, bem como em qualquer projeto, é a Gestão de stakeholders e toda a comunicação inerente."


Da Descrição de um Requisito ao Sucesso de um Projeto
Por Alida Hamid, Consultor WINNING Scientific Management

"A elicitação de requisitos é uma fase muito importante no trabalho de um Business Analyst e consequentemente, tem impacto no desenvolvimento de uma solução."


Comunicação: Uma Inevitabilidade a não Descurar
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

"A comunicação eficaz é um elemento-chave para o sucesso dos projetos. No entanto, nem sempre damos a atenção devida às tarefas comunicacionais dos nossos projetos."


Estratégias Profissionais
Por Anabela Vieira, Consultor WINNING Scientific Management

"É preciso conhecer os detalhes de cada setor e de cada negócio. A técnica de cada atividade, o que a torna diferente de qualquer outra. Falamos pouco do negócio em concreto, desse sentido de profissão que leva um fabricante de violinos a dizer que fazer guitarras é um algo completamente diferente , um outro ofício e, por sua vez, distinto da arte de fazer alaúdes."

Análise de Negócios Office – A racionalização da mudança - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

"Vivemos um momento macro económico particularmente difícil e incerto. A maioria das organizações desconhece o que o dia de amanhã lhes reserva e a única certeza que têm é as dificuldades do presente. A falta de liquidez associada à dificuldade em obter crédito e acrescida pelo efeito recessivo da contração económica, leva as organizações a serem obrigatoriamente previsíveis nos investimentos que fazem e nos compromissos que assumem."


Gestão Pública: Quais as Opções Metodológicas para a Análise de Projectos de Investimento Público em Portugal?
Por Leandro Pereira, PhD., ISCTE-IUL, e Constantino Teixeira, PhD., ISCTE-IUL

"Although the international advanced practices on cost benefit analysis of public investment projects, in Portugal, the last twenty years it was found serious failures in the process of appraisal and evaluation of public investment projects, which led to high financial deviations with strong consequences for current and future taxpayers."


Como formar um serviço de negócios para os clientes?
Por Leandro Pereira, PhD., ISCTE-IUL, e Mafalda Neto, ISCTE-IUL

"The present business plan intents to analyze the financial attractiveness of creating a Hostel within Lisbon and targeting a service proportionate to guests’ needs. That is, a service design based in the importance customers attribute to each offer. As observed, the market at Lisbon reflects a very competitive field where Hostels provide high quality services for low prices"


A importância da Gestão de Stakeholders
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

"Um elemento fundamental de sucesso a considerar nos projetos de Business Analysis, bem como em qualquer projeto, é a Gestão de stakeholders e toda a comunicação inerente."


Da Descrição de um Requisito ao Sucesso de um Projeto
Por Alida Hamid, Consultor WINNING Scientific Management

"A elicitação de requisitos é uma fase muito importante no trabalho de um Business Analyst e consequentemente, tem impacto no desenvolvimento de uma solução."


Comunicação: Uma Inevitabilidade a não Descurar
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

"A comunicação eficaz é um elemento-chave para o sucesso dos projetos. No entanto, nem sempre damos a atenção devida às tarefas comunicacionais dos nossos projetos."


Estratégias Profissionais
Por Anabela Vieira, Consultor WINNING Scientific Management

"É preciso conhecer os detalhes de cada setor e de cada negócio. A técnica de cada atividade, o que a torna diferente de qualquer outra. Falamos pouco do negócio em concreto, desse sentido de profissão que leva um fabricante de violinos a dizer que fazer guitarras é um algo completamente diferente , um outro ofício e, por sua vez, distinto da arte de fazer alaúdes."


“One Shot Sessions”
Por Sonia Baptista, Consultor WINNING Scientific Management

"Numa época em que necessitamos cada vez mais de ser criativos (orçamentalmente) e acompanhar em simultâneo as solicitações dos nossos recursos humanos, os gestores fazem esforços para que este “mix” seja possível. Não sendo um ponto de partida fácil, acaba por ser para alguns, um ponto de partida aliciante."


BABOK® v3.0: What’s New? PARTE I
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

“A recente revisão pública da Versão 3.0 do BABOK® Guide permitiu à comunidade dos entusiastas da Business Analysis tomar conhecimento das muito aguardadas novidades desta nova versão. Com a apresentação do Business Analysis Core Concept ModelTM (BACCMTM) em 2011, há muito que se especulava acerca das novidades a serem introduzidas nesta framework.”


A Importância do Analista de Negócio numa equipa Agile
Por Igor Fonseca, Consultor WINNING Scientific Management

“Os analistas de negócio devem ser obrigados a abordar os requisitos numa perspetiva global, trabalhar com o sponsor do negócio num nível estratégico assim como definir as linhas do produto ou recursos propostos com o portfólio e estratégia das organizações. Num projeto Agile a análise de requisitos é feita para cada versão iterativa, ao contrário da fase de requisitos única que existe nas metodologias plan-driven.”


BABOK® v3.0: What’s New? PARTE II
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

“Como resultado da reconceptualização da fundamentação teórica do BABOK® Guide, na versão 3.0 foram também redefinidas algumas das áreas de conhecimento, bem como tarefas. Alterações essas que irei resumidamente apresentar de seguida.”


Métodos e Ciclo de Testes no Software
Por Rui Dias, Consultor WINNING Scientific Management

“A fase de testes ocupa, normalmente, 40% do tempo planeado para um projeto e um erro descoberto tardiamente em um sistema provoca um acréscimo de 60% nos custos do projeto. Nenhum programador ou analista, por mais experiente que seja, está imune a falhas de codificação e especificação de requisitos.”


BABOK® v3.0: What’s New? PARTE III
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

“A abrangência da framework apresentada na nova versão do BABOK® Guide levou a que se considerasse a existência de nichos específicos de aplicabilidade da Business Analysis – as Perspetivas, áreas específicas dentro da Business Analysis, com terminologia, conceitos, métodos e técnicas específicas.”

A melhoria do modelo de Gestão de Projetos na VdA - Ler artigo
Por Nádia Miranda, Manager da WINNING Scientific Management

"Esta metodologia tem por objetivo estabelecer uma plataforma de uniformização da linguagem de gestão dos projetos no setor da advocacia, permitindo aos profissionais da área a aquisição de conhecimentos sobre as metodologias de Gestão Cientifica aplicadas pela WINNING e facilitando, desta forma, o sucesso dos projetos num mercado que é, necessariamente, bastante competitivo."


Gerir o Imprevisível - Ler artigo
Por Marisa Silva, PMO Manager

"A frase de Peter Drucker, nome incontornável na ciência da Gestão, parece simples mas encerra em si uma verdade essencial: apesar de existirem elementos visíveis ao nosso redor nem sempre lhes damos a devida atenção e, se esta situação é aceitável a título individual, é porém crítica para a sobrevivência das organizações, porquanto implica oportunidades e riscos que condicionam o seu rumo e sucesso."


Inteligência Emocional – A nova ferramenta do gestor de projeto - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management in RH Magazine

"Durante muitas décadas os gestores encararam as emoções como ruído que perturbava o funcionamento racional das organizações, considerando-as como irrelevantes e ignorando-as. Mas, na verdade, observando a atuação dos grandes gestores, eles emocionam-nos, acendem a nossa inspiração, a nossa motivação, o nosso entusiasmo na realização dos objetivos."


PMLS – Gestão de Projetos Sistema de Aprendizagem
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

"A conjuntura internacional de elevada agressividade competitiva com mercados instáveis, um ambiente económico incerto e dominado por variáveis externas à organização, obrigam a que a nossa gestão enfrente um período conturbado de incertezas com a consequente necessidade do repensar a forma de estar no mercado."


Gestão de Risco em Projetos Imobiliários - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management, in CRS Portugal

"Vivemos um momento em que a falta de liquidez associada à dificuldade em obter crédito e acrescida pelo efeito recessivo da contração económica, leva as organizações a serem obrigatoriamente previsíveis nos investimentos que fazem e nos compromissos que assumem."


De Taylor a Tailoring - As metodologias de gestão de projeto nas organizações - Ler artigo
Por Marisa Silva, PMO Manager

"No atual ambiente de imprevisibilidade, alta volatilidade e instabilidade que caracteriza a dinâmica em que operam as organizações, é hoje incontestável que para sobreviverem deverão ir além da já de si exigente continuidade do negócio mas antes conseguirem diferenciar-se na sua capacidade de o transformar sustentadamente."


Aprender a Aprender - Ler artigo
Por Marisa Silva, PMO Manager

"Atingimos um momento na história em que o antigo adágio de “saber é poder” é mais verdade do que nunca neste ambiente em rápida e imprevista mutação. Com efeito, este paradigma é tão evidente que alguns autores afirmam até que, dado o panorama atual, “a capacidade de aprender mais depressa do que a concorrência pode ser a única vantagem competitiva sustentada”."


Livro de Gestão de Projetos - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

 


Resgate de Projetos – A ponte para o Successo - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

"Nowadays the volatility of the economic and social context generates permanent ruptures in the status-quo of business models and continuously puts into question past dogmas. The Darwinian principle has never been so evident exposing the day-to-day of organizations to the aggressive natural selection."


Scrum para Start-Ups
Por Ilídio Faria, Consultor da WINNING Scientific Management

"Scrum é uma framework para desenvolver e manter produtos complexos, usualmente associado a processos de desenvolvimento de software. Mas o Scrum é muito mais do que isso, é uma ferramenta de organização do trabalho aplicável a qualquer tipo de organização, em qualquer sector de atividade e gerindo produtos ou serviços mais ou menos complexos."


Respostas ao Risco do Projeto
Por Pedro Braga, Consultor da WINNING Scientific Management

"Riscos do projeto são eventos incertos que, caso aconteçam, têm impacto nos objetivos do projeto. Esses eventos têm uma probabilidade de acontecer e o impacto pode ser positivo (oportunidade) ou negativo (ameaça)."


“MVUT” Incluir a Aversão ao Risco nos Custos Esperados dos Riscos
Por Pedro Braga, Consultor WINNING Scientific Management

"A quantificação de um risco é efetuada em duas vertentes: a probabilidade do evento do risco acontecer e o custo monetário do seu impacto."


Hábitos de um Project Manager Destruidor
Por José Melo, Consultor WINNING Scientific Management

"Todos nós já vimos artigos, livros e outras publicações sobre como ser um bom gestor de projeto, o que fazer para ser um bom gestor de projeto e afins. Todas essas publicações visam apresentar um conjunto de orientações, informações que um bom gestor de projeto deve seguir, fazer, etc."


To be or not to be a manager, that's the question!
Por Maria João Jacinto, Consultor WINNING Scientific Management

"Dennis Slevin faz, neste artigo e com esta breve história, uma reflexão sobre a motivação para gerir, realçando que a maioria das publicações aborda o tópico «como é que motivamos outras pessoas a fazer algo» ou que skills são necessários ao profissional, porém, aqui o autor questiona o leitor «… but first, do you have the proper motivational structure to be na effective manager?»."


Risk Breakdown Structure
Por Pedro Braga, Consultor WINNING Scientific Management

"A identificação de riscos num projeto, tem maior expressão na fase de planeamento. Mas durante a fase de execução, onde as equipas estarão a executar trabalho, novos riscos serão esporádica e naturalmente identificados."


Gestão de Projetos com Pareto
Por Miguel Viegas, Consultor WINNING Scientific Management

"No atual quadro, em que as organizações procuram maximizar os seus resultados e reduzir os seus custos, é imperativo focalizar todo o potencial naquilo onde as organizações obtêm rentabilidade. São muitas as metodologias e inúmeros os conceitos que povoam a nossa cloud mas uma relação de 80-20 surge como um farol e por isso partilho esta “ferramenta” que é transversal ao mercado, nomeadamente no Retalho."


Gestão de Portefólio: Suportar a estratégia através de projetos
Por Liliana Rocha, Consultor WINNING Scientific Management

"A estratégia é o caminho definido para garantir o sucesso na procura consistente dessa posição desejada, traçado numa perspetiva de médio/longo prazo, um caminho que precisa ser construído por via de programas, projetos e iniciativas que mantenham a empresa na direção definida, num processo de evolução e transformação contínuas."


Tipos de Contratos by PMI
Por Sandra Mendes, Consultor WINNING Scientific Management

"Existem várias notas que fui tirando para o estudo da certificação PMP que gostaria de partilhar. Como tal, vou iniciar por descrever os tipos de contratos existentes na área de conhecimento Gestão de Aquisições (Procurement)."


Os diferentes tipos de Project Management Office
Por João Madeira, Consultor WINNING Scientific Management

"De acordo com a  maturidade da empresa é possível esta escolher diversos níveis de PMO.  Genericamente temos 7 tipos de  PMO que uma empresa pode implementar."


Reunião de Kickoff Deep Dive
Por Rodrigo Durão, Consultor WINNING Scientific Management

"Independentemente da duração ou da complexidade de qualquer projeto, existem 2 momentos cruciais que estão claramente na base do sucesso do projeto. O primeiro momento é a reunião de kickoff e o segundo é a reunião de fecho do projeto. Neste artigo vamos debruçar-nos sobre a primeira – a reunião de kickoff do projeto!"


Como garantir foco na Gestão de Programa?
Por Ana Fernandes, Consultor WINNING Scientific Management

"A Gestão ao nível do programa pela sua complexidade requer vários cuidados. Um deles e extremamente ambicioso é garantir que a todos os níveis se assegura o foco."


PMO’s estratégicos desempenham um papel vital nos resultados das empresas
Por Frederico Batista, Consultor WINNING Scientific Management

“Esta temática tem como objetivo enaltecer o papel dos PMO’s em ambientes empresariais de rápida mudança. Para que desempenhem um papel relevante, os PMO’s devem evoluir de funções exclusivamente de report e execução de gestão de projetos táticos para um nível de desenvolvimento e implementação de estratégias, que permitam a tomada de decisão de líderes e ajudar a desenvolver melhores resultados de negócios.”


Gestão dos riscos
Por Sandra Mendes, Consultor WINNING Scientific Management

“Segundo o PMBOK risco é um evento ou condição incerta que se ocorrer, terá um impacto positivo ou negativo sobre um ou vários objetivos do projeto (custo, prazo, âmbito ou qualidade). Um risco poderá ter uma ou mais causas e, se ocorrer, um ou mais impactos.”


Gestão de Conflitos
Por Ana Fernandes, Consultor WINNING Scientific Management

“O gestor de projeto deve ter o domínio de diversas capacidades que serão decisivas para a sua diferenciação em cliente e nas suas equipas. Entre elas insere-se a capacidade de gestão de conflitos. Os conflitos acabam por surgir em diversas ocasiões e ter capacidade de os saber gerir será essencial.”


AGILE - Extreme Programing (XP)
Por Igor Fonseca, Consultor WINNING Scientific Management

“O Extrem Programing (XP) começou a ser utilizado pelas equipas de desenvolvimento em meados dos anos 90. Como outras metodologias Agile, o XP é iterativo fornecendo e fornece pequenas releases no fim de cada iteração.”

Resolver o Desalinhamento Organizacional - Ler artigo
Por Aristotelis Tsorakidis, Head of Dynamic Capabilities Competency Center da WINNING

"O Desalinhamento Organizacional é um fenómeno recorrente em muitas organizações, em que as diversas áreas dão elevado foco aos seus próprios objetivos, não colaborando proactivamente com outros departamentos. Por outro lado, também se verifica falta de humildade intelectual em reconhecer dificuldades ou desconhecimento sobre determinadas matérias porque a sua área é “perfeita”."


Como Criar Novos Hábitos - Ler artigo
Por Fábio Santos, Consultor da WINNING

"Aquilo que fazemos todos os dias, repetidamente, determina o nosso sucesso. Algumas destas atividades ocorrem mesmo sem darmos conta e, sem nos apercebermos, definem-nos. Definem a nossa produtividade, a nossa mentalidade e consequentemente o caminho que seguimos nas nossas vidas."


Feedback: Sinergias para o Sucesso - Ler artigo
Por Vânia Patrício, Partner da WINNING Scientific Management

"A comunicação é a principal ferramenta de trabalho que o homem tem ao seu dispor para se descobrir a si próprio, ao outro e ao mundo. É o princípio da sugestão, sendo o primeiro passo para a ação."


Liderança na Prática - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management

"Desde sempre que o estudo sobre a liderança e a procura do homem ideal tem sido incessante ao longo da história. Filósofos, historiadores, investigadores têm dedicado muito do seu tempo à observação e à estereotipação do conceito e do estilo, mas, poucos se têm dedicado ao processo de criação do líder, como este nasce, se desenvolve e cria uma cultura."


Como se cria um líder - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management, in Portal Human

"Desde sempre que o estudo sobre a liderança e a procura do homem ideal tem sido incessante ao longo da história. Filósofos, historiadores, investigadores têm dedicado muito do seu tempo à observação e à estereotipação do conceito e do estilo, mas, poucos se têm dedicado ao processo de criação do líder, como este nasce, se desenvolve e cria uma cultura."


A Externalização - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management, in RH Magazine

"A experiência da vida na sua essência humana permite a cada um de nós tornarmo-nos mais objectivos ao percorrermos o caminho, descobrindo a subjectividade que há em nós."


O Líder Emocional - Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management, in RH Magazine

"Aparentemente o consenso observa-se na conclusão de que um líder é aquele que é capaz de incutir nos que o rodeiam a motivação suficiente para os influenciar nas suas ações, tanto pela via racional, em que o líder é o caminho para que, cada um possa atingir os seus objetivos, como pela via emocional, em que o líder é aquele que gere as emoções dos seguidores e portanto, condiciona as suas ações, vendo nele uma referência e modelo de vida."


Gerir a Resistência à Mudança
Por Ângela Silva, Consultor WINNING Scientific Management

"A Gestão da Mudança corresponde a um processo de reinvenção /reestruturação da cultura, estratégia e estrutura organizacional. Actualmente, a mudança é fenómeno descontínuo, rápido e imprevisível, motivo pelo qual todos devemos estar preparados para responder às incertezas organizacionais."


Teorias da Motivação Associadas ao Contexto de Trabalho
Por Ângela Silva, Consultor WINNING Scientific Management

"Áreas como a Psicologia e Gestão têm, cada vez mais, incidido o seu estudo em temas como a motivação. A complexidade deste assunto é um indicador de que o conceito de motivação não pode ser analisado apenas com base numa única teoria."


Unicidade da Cultura Organizacional
Por Ricardo Santos, Sócio WINNING Scientific Management

"A cultura organizacional enfatiza os valores e ideologias partilhados e subjacentes às diversificadas formas de manifestações da cultura (artefactos, lendas, mitos, símbolos, valores, comportamentos, etc.)."


Mudar as Pessoas ou Mudar de Pessoas? Eis a Questão
Por Anabela Vieira, Consultor WINNING Scientific Management

"Mudar as pessoas ou mudas de pessoas, parece ser o grande dilema da gestão de pessoas. Na realidade, não há dilema possível  pois só e possível desenvolver talento de verdade optando pelo desenvolvimento das pessoas que já temos a trabalhar connosco. Não há atalhos, não há outra forma."


O Processo de Mudança
Por Liliana Rocha, Consultor WINNING Scientific Management

"A gestão da mudança é um processo eficaz de alocação de recursos, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia. Existem diversas condicionantes que influenciam o processo de mudança de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudança, qualidade da gestão e a atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal."


Gestão de Recursos: As Pessoas
Por Marina Rocha, Consultor WINNING Scientific Management

"A Gestão de Recursos Humanos assume atualmente uma elevada responsabilidade na estratégia das organizações. É a partir das pessoas disponíveis que a empresa estabelece os seus objetivos e só com os colaboradores mais motivados, competentes, dedicados e melhor formados se conseguem atingir bons resultados."


Lidar com Pessoas Difíceis
Por José Melo, Consultor WINNING Scientific Management

"Pessoas difíceis, pouco razoáveis existem em todo o lado, no seio familiar, no nosso círculo de amigos, entre os colegas de trabalho. Quem sabe se nós próprios não seremos uma dessas pessoas?"


Como vencer as adversidades?
Por Lara Caetano, Consultor WINNING Scientific Management

"A adversidade é uma constante que acompanha futuros e presentes empreendedores na sua promissora carreira profissional que, por mais difícil que torne o seu dia-a-dia, não deixa de ser uma experiência gratificante e inspiradora quando se consegue contorná-la."


Gestão de Mudança: Transformar a Organização
Por Liliana Rocha, Consultor WINNING Scientific Management

"As mudanças são constantes e as organizações têm necessidade permanente de realinhar a sua estratégia. Alteração das condições económicas e da regulamentação, fusões e aquisições, parcerias, expansão para novos mercados e a evolução tecnológica, são exemplos de fatores de mudança."


A Mudança como uma Oportunidade
Por Ana Oliveira, Consultor WINNING Scientific Management

"Atualmente vivemos tempos de mudança dramática a nível económico, social e empresarial. O aumento da concorrência é agora aceite como um facto da vida económica. A concorrência está a aumentar, não apenas porque o número de organizações aumenta e em todos os mercados há cada vez mais concorrentes diretos mas também porque as alterações radicais do mercado e as preferências dos consumidores a isso obrigam."


Importância do Change Management
Por Ana Fernandes, Consultor WINNING Scientific Management

"No seguimento dos artigos anteriores relativos à gestão de programa e ferramentas de suporte e à importância de manter o foco é possível chegar a algumas conclusões importantes."


Desafios de ser Consultor!
Por Rodrigo Durão, Consultor WINNING Scientific Management

“Enquanto Gestores de Projeto o nosso dia-a-dia é repleto de desafios! Temos de planear e controlar entregas, garantir budgets, garantir os timings, os nossos clientes têm de estar satisfeitos com a nossa performance e com os resultados que o projeto entrega, temos de resolver problemas, identificar e mitigar riscos, comunicar continuamente… enfim, são dias normalmente animados e divertidos!”

Para um Data Scientist há sempre oportunidades e os negócios são sempre rentáveis - Ler artigo
Por Vânia Guerreiro, Gestora na WINNING Scientific Management

"Para os Data Scientists as oportunidades estão em todas as indústrias: telecomunicações, retalho, turismo, saúde e mercados financeiros são apenas alguns exemplos. Vários estudos1 afirmam que, até 2020, a quantidade de informação gerada no mundo inteiro vai aumentar 50 vezes e as empresas sentem, cada vez mais necessidade de assegurar, no dia-a-dia, o conhecimento acerca das novas tendências de mercado e do comportamento dos seus clientes."


Cloud Computing
Por Sérgio Mértola, Consultor WINNING Scientific Management

"Num sistema de Cloud Computing o que se pretende é alterar o conceito de carga/processamento efetuado tradicionalmente em computadores localmente. A execução de  aplicações que exigem vastos recursos passam a estar a cargo da Cloud."


Gestão da Satisfação dos Clientes
Por Rodrigo Durão, Consutlor WINNING Scientific Management

"É bastante consensual nas empresas dizermos que a satisfação dos Clientes é fundamental! Infelizmente é menos comum este tema ser abordado de forma séria e estruturada."


Excel: A “false friend”
Por Laura Caetano, Consutlor WINNING Scientific Management

"O Microsoft Excel tornou-se numa ferramenta cada vez mais utilizada para a gestão e organização de dados, não utilizada apenas em empresas mas também no dia-a-dia das pessoas para as mais variadas tarefas."


A Evolução do Ict nas Organizações
Por Ricardo Santos, Consultor WINNING Scientific Management

“Num mundo cada vez mais dependente das tecnologias e dos avanços tecnológicos, as empresas que são criadas e até mesmo as que já existem e querem perdurar na história, terão de fazer esforços significativos no que toca ao uso e implementação da tecnologia nas suas organizações.”


Customer Intelligence
Por André Arrimar, Consultor WINNING Scientific Management

“Vivemos actualmente numa sociedade onde a transmissão de dados é um processo praticamente constante. Este fluxo é de tal maneira gigantesco, que as organizações têm como um dos seus principais desafios conseguir desvendar a melhor maneira de recolher, organizar e analisar toda a informação que obtêm de modo a adaptar as suas estratégias.”


Problem Solving Techniques
Por Frederico Batista, Consultor WINNING Scientific Management

“Problem Solving é um processo mental que inclui a resolução e interpretação de problemas. Considerado a mais complexa de todas as funções intelectuais, o problem solving tem sido definido como um processo cognitivo com o maior grau de importância, que requer a compreensão e domínio de skills fundamentais.”

O Desafio da Gestão Científica nas Empresas Ler artigo
Por Leandro Pereira, CEO da WINNING Scientific Management, in Revista Comunicações

"Longe vão os tempos em que os testes de luminosidade no local de trabalho, a frequência e tempo da pausa nos períodos de descanso ou as alterações de layout nas fábricas eram experimentados em laboratório de forma independente e rigorosa. Hoje em dia, a volatilidade do contexto económico e social gera ruturas contínuas e permanentes no status-quo dos modelos de negócio."


Regras de Ouro de um Consultor
Por Ricardo Santos, Sócio WINNING Scientific Management

"Um consultor é na maior parte dos casos, a pessoa que fornece conselhos, pareceres ou informação nas mais diversas áreas. É em muitas situações consultado para identificar problemas e desenhar soluções; para melhorar produtos e/ou processos."


Communication Skills
Por Ricardo Santos, Sócio WINNING Scientific Management

"Não basta dizer “alguma coisa” sem explicar o porquê de o termos dito. É imperativo pensar em diálogo e não em monólogo. Quando escrevemos um texto, não ficamos pela introdução, visto que também desenvolvemos a/as ideia/as por detrás do que afirmamos e terminamos com uma ou várias conclusões."


Transmissão de Conhecimento nas Organizações
Por Rodrigo Durão, Consultor WINNING Scientific Management

"Um dos maiores desafios de qualquer organização é garantir que o conhecimento criado pelos seus colaboradores no seu trabalho diário não se perde e que é corretamente transmitido de forma a ser reutilizado e gerar novo conhecimento. Este desafio torna-se obviamente maior com o aumentar da dimensão das organizações."


Falta de Método? Porquê?
Por Alexandre Inácio, Consultor WINNING Scientific Management

"Com a globalização da comunicação, e consequente difusão e partilha de conhecimento, proliferam os standards, os padrões nacionais ou internacionais de boas práticas organizacionais e reflexões acerca destas práticas, apresentando métodos, guias, técnicas que permitem às organizações  planear metodologias, tarefas, tornando todo o processo  organizacional mais eficiente,  eficaz e orientado para o sucesso."


O Lado Negro do Empreendedorismo
Por Ricardo Santos, Sócio WINNING Scientific Management

"Aos olhos dos “não empreendedores”, os empreendedores são pessoas de sucesso e cuja personalidade é dotada de características essenciais para o êxito pessoal e profissional.
Ser bem-sucedido como empreendedor exige determinação, perseverança, resiliência, força de vontade e todo um conjunto de outras virtudes que aos olhos da sociedade são tidas apenas como positivas."


Argumentação de Qualidade
Por Ricardo Santos, Sócio WINNING Scientific Management

"Antes de mais, argumentar é expor de forma encadeada um conjunto de argumentos (razões) que justificam uma conclusão. Por outras palavras, um argumento é um conjunto de premissas (razões, provas, ideias) apresentadas para sustentar uma tese ou um ponto de vista."


A voz como instrumento fundamental da comunicação
Por Marta Vale, Consultor WINNING Scientific Management

“É impossível não comunicar”, – Axioma da pragmática da comunicação humana – Watzlawick et al. (1966). A pragmática da comunicação humana e toda a sua envolvente é explorada por Paul Watzlawick de uma forma muito prática e através de axiomas, expondo a comunicação como um sistema decomposto e mantido através de processos homeostáticos e interacionais de comunicação.”


Liderança Eficaz
Por Frederico Batista, Consultor WINNING Scientific Management

“Porque é que certas pessoas têm um sucesso continuado e recorrente na liderança de empresas ou de organizações de todos os tipos? O que fazem os líderes eficazes que os distingue dos demais?”


Vantagens de uma Certificação Profissional
Por André Arrimar, Consultor WINNING Scientific Management

“Uma Certificação Profissional é a garantia formal de que um trabalhador está apto para desempenhar uma actividade com qualidade, sendo a sua habilidade, atitude e experiência reconhecidas.”


Sinais de falta de inteligência emocional
Por Frederico Batista, Consultor WINNING Scientific Management

“Muitas vezes sente que os outros não entendem a sua mensagem e isso faz com que fique impaciente e frustrado; Fica surpreendido quando os outros ficam sensíveis aos seus comentários ou piadas e acha que eles estão exagerando.”

TOP