FORGOT YOUR DETAILS?

CRIAR CONTA

Gestão de Benefícios

As rápidas mudanças conduzem à crescente necessidade para inovar e ao saber onde e no que investir recursos, sejam recursos financeiros ou recursos humanos, de forma a maximizar a criação de valor. O contexto económico pressiona os gestores de negócio a racionalizar os recursos. Assim, necessitam de possuir a capacidade para apresentar o RDP (Retorno de Investimento) em cada iniciativa que proponham. Investir nos projetos certos que contribuem para a estratégia da organização é fator chave para o sucesso e para a priorização das iniciativas na organização. Medir e acompanhar os benefícios do projeto permitirá aos gestores de negócio concluir se o investimento no projeto retorna os benefícios estimados e desencadear as ações necessárias quando é preciso.

 

Para assegurar uma presença ativa e sustentável no mercado, as organizações têm que investir continuamente em manter as suas vantagens competitivas e melhorar o seu portefólio de serviços para servir as necessidades do mercado. Para assegurar um business case e uma estimação de benefícios fiáveis de projetos futuros, é fundamental assegurar um conjunto de métodos de análise de negócio para garantir a qualidade, precisão e confiança na tomada de decisão pelo investimento certo. Por outras palavras, livre de falsos pressupostos e desejos pessoais. Saber como categorizar cada tipo de benefício e recolher os respectivos custos é crítico para calcular os indicadores económicos necessários à correcta tomada de decisão.

 

Atualmente a maioria das organizações enfrenta o desafio de decidir quais os investimentos certos, devido à escassez de tempo e de um processo padrão definido transversalmente aos vários departamentos.

Retornos esperados com Gestão de Benefícios:
  • Contactos
  • Aumento das vendas
  • Reduzir custos
  • Ganhos de eficiência
  • Aumento do ROI do projeto
  • Aumento da satisfação dos coloboradores
  • Identificação de melhorias rápidas

 

A falta de práticas instauradas para elaboração de casos de negócio e medição de benefícios deixa as organizações numa posição frágil onde os recursos podem ser desperdiçados e consequentemente colocam em risco a sustentabilidade do negócio e a permanente criação de valor. Normalmente existem dores específicas quando se endereça este tema.

 

Na Gestão de Benefícios os serviços são estruturados como um projeto integral e procuram acelerar o processo de tomada de decisão de investimento e aumentar a performance organizacional, através de:

Estudos de Casos de Negócio
COMO ABORDAMOS OS PONTOS DE DOR

O estudo consiste em efectuar um diagnóstico das práticas correntes de elaboração de Casos de Negócio, na organização, para determinar o nível de maturidade da sua aplicação e customização tendo como referência as normas internacionais e mundiais.

OS NOSSOS ANALGÉSICOS

  • Melhores práticas internacionais
  • Análise de tendências
  • Entrevistas a empregadores
  • Coleção de registos históricos
Metodologias & Ferramentas para Casos de Negócio
COMO ABORDAMOS OS PONTOS DE DOR

A implementação de uma metodologia de elaboração de Casos de Negócio e respectivas ferramentas associadas, permitirá às organizações terem um processo padrão definido (ajustado à realidade) que apoia a gestão de topo ou a direção a realizar investimentos com base num processo de gestão científica.

OS NOSSOS ANALGÉSICOS

  • Metodologia BCBOK® ajustada
  • Macro-plano de benefícios ("Como é" VS "Como será")
Implementação de Business Case Offices (BCO)
COMO ABORDAMOS OS PONTOS DE DOR

A criação de Business Case Offices permite às organizações possuírem um departamento imparcial, dedicado à análise e práticas de elaboração de casos de negócio, validando/auditando e fornecendo o apoio necessário para "aprovação" em cada etapa do desenvolvimento do caso de negócio, em conformidade com o modelo desenvolvido.

OS NOSSOS ANALGÉSICOS

  • Manual de Casos de Negócio
  • Conjunto de ferramentas base para elaboração de Casos de Negócio
  • Ferramentas avançadas para Casos de Negócio
  • Cursos de Formação
ROI & Processo de Medida de Benefícios & Ferramentas
COMO ABORDAMOS OS PONTOS DE DOR

Apoiar  as organizações no seguimento da realização dos benefícios de iniciativas propostas, permitindo a identificação de ações corretivas ou lições aprendidas para investimentos futuros.

OS NOSSOS ANALGÉSICOS

  • Conjunto de ferramentas para a Medição de Benefícios
Programas de Formação
COMO ABORDAMOS OS PONTOS DE DOR

Apoiar com a disponibilização das técnicas e competências certas para facilitar a implementação das melhores práticas de gestão de benefícios e ajudar com a realização de investimentos nos projetos certos. A maioria dos programas formativos compreendem 80% com base em exercícios práticas e 20% de conceitos teóricos.

OS NOSSOS ANALGÉSICOS

  • Programas de iniciação
  • Programas avançados
 

 

Auscultamos os desafios dos nossos clientes e as suas dores para entregarmos a melhor solução aos problemas de negócio. Com base nas melhores práticas internacionais (BCBOK®) apresentamos um modelo para casos de negócio que é adaptado, com os nossos clientes, para endereçar necessidades específicas.

Desenvolvemos várias ferramentas para ajudar as organizações a compreender as necessidades de práticas de gestão de benefícios, analisando discrepâncias do negócio e identificando o caminho para colmatar as discrepâncias.

RÁPIDA INTROSPEÇÃO ÀS PRÁTICAS DE GESTÃO DE BENEFÍCIOS.


Consciencialização para os Casos de Negócio:

Consciencialização dos intervenientes principais para os Casos de Negócio, através da realização de workshops e entrevistas, para o alinhamento de expectativas apropriado.

 

 

 

Maturidade do processo de casos de negócio:

Diagnóstico que permite às organizações perceber o seu nível de maturidade relativamente à metodologia, ferramentas e técnicas utilizadas, especializações individuais e alinhamento estratégico com a organização tendo como base a boa prática internacional BCBOK®.

 

 
Estudo do ROI da formação:

Diagnóstico que permite que as organizações avaliem as suas práticas correntes em termos da avaliação do ROI da formação.

A produção de Casos de Negócio precisos e as práticas de gestão de benefícios irão ajudar na sua optimização dos recursos e na criação de valor. Adorávamos receber notícias suas. Desafie-nos!

Cláudia Teixeira
Head of Benefits Management Competency Center

TOP