FORGOT YOUR DETAILS?

CRIAR CONTA

Blog

Você não pode trabalhar num problema que não entende. Um componente crítico da inteligência emocional é a autoconsciência – esta é a capacidade de reconhecer e ficar ciente de comportamentos a ter no momento. Se você se envolver numa avaliação de 360º ou simplesmente pedir a algumas pessoas que o observem, esta etapa é fundamental na compreensão do que faz ou não faz.

Aqui estão alguns dos sinais de que precisa para trabalhar a sua inteligência emocional:

  • Muitas vezes sente que os outros não entendem a sua mensagem e isso faz com que fique impaciente e frustrado;
  • Fica surpreendido quando os outros ficam sensíveis aos seus comentários ou piadas e acha que eles estão exagerando;
  • Considera que ser “gostado” no trabalho é sobrevalorizado;
  • Analisa previamente as suas afirmações e defende-as com rigor;
  • Coloca para os outros as altas expectativas que espera para si mesmo;
  • Encontra sempre um responsável pela maior parte dos problemas na sua equipa;
  • Considera irritante o facto dos outros esperarem que você saiba como eles se sentem.

Então, o que deve fazer se se reconhece nesta lista? Aqui estão quatro estratégias:

1. Obtenha feedback. Você não pode trabalhar num problema que não entende. Um componente crítico da inteligência emocional é a autoconsciência – esta é a capacidade de reconhecer e ficar ciente de comportamentos a ter no momento. Se você se envolver numa avaliação de 360º ou simplesmente pedir a algumas pessoas que o observem, esta etapa é fundamental na compreensão do que faz ou não faz. E não basta encontrar desculpas para o seu comportamento. Isso deturpa a finalidade. Em vez disso, é necessário…

Interessado neste tema?
Faça o registo no website da WINNING e o download do documento aqui

Uma Certificação Profissional é a garantia formal de que um trabalhador está apto para desempenhar uma actividade com qualidade, sendo a sua habilidade, atitude e experiência reconhecidas.

Através da certificação, os trabalhadores podem adquirir um conjunto de direitos, inerentes à posse de um título profissional, tendo ainda a vantagem de poderem apresentar às entidades empregadoras uma garantia de qualidade das suas competências profissionais.

Num mercado de trabalho cada vez mais desenvolvido e competitivo, torna-se essencial que o Curriculum Vitae de um profissional possua elementos chaves de distinção face aos demais.

Sem descartar a formação académica, a melhor alternativa para um profissional se destacar no mercado de trabalho, num curto espaço de tempo, é adquirindo uma certificação profissional através das empresas/institutos mais conceituados.

Para sustentar estas afirmações, um estudo levado a cabo pelo Institute Data Corporation concluiu que a probabilidade de um profissional certificado conseguir emprego aumenta em 53% em relação a profissionais não certificados. O estudo concluiu ainda que…

Interessado neste tema?
Faça o registo no website da WINNING e o download do documento aqui

Liderança Eficaz

Porque é que certas pessoas têm um sucesso continuado e recorrente na liderança de empresas ou de organizações de todos os tipos? O que fazem os líderes eficazes que os distingue dos demais?

Em primeiro lugar é preciso ter a noção de que nenhum processo de nomeação formal garante a liderança. A liderança não é um posto, nem um título. É um processo interativo através do qual uma pessoa exerce uma “influência dominante” sobre seguidores voluntá- rios. A liderança exerce-se. Os líderes eficazes concentram a sua ação e têm desempenhos superiores à média em seis dimensões de atuação:

I) Têm Carácter e Competências Pessoais;

II) Definem e Comunicam um Caminho Atraente e Mobilizador;

III) Estão Focados na Concretização de Resultados;

IV) Inovam e Aumentam a Capacidade Organizacional;

V) Atraem, Inspiram e Gerem Talento e Desenvolvem Outros Líderes;

VI) São Competentes no Negócio da sua Organização.

1. Os Líderes Eficazes têm Carácter e Competências Pessoais

O alimento do exercício da liderança é o carácter. Falhas de carácter retiram a base de sustentação de qualquer processo de liderança. Por outro lado, um carácter e uma base ética exemplares sustentam…

Interessado neste tema?
Faça o registo no website da WINNING e o download do documento aqui

“É impossível não comunicar”, – Axioma da pragmática da comunicação humana – Watzlawick et al. (1966). A pragmática da comunicação humana e toda a sua envolvente é explorada por Paul Watzlawick de uma forma muito prática e através de axiomas, expondo a comunicação como um sistema decomposto e mantido através de processos homeostáticos e interacionais de comunicação.

Conscientemente e perante a presença de mais indivíduos, o elemento de ligação entre eles é, de facto, a comunicação. A interação gerada, todo o comportamento e posturas tomados transmitem o valor de mensagem pretendidos que irão ser interpretados de acordo com a sequência lógica do ambiente e valores de cada um. Nesta perspetiva sistémica, a comunicação padece de um conjunto de componentes divididos entre: …

 

Interessado neste tema?
Faça o registo no website da WINNING e o download do documento aqui

TOP